Mergulhar não é o nosso ofício. É a nossa maior paixão!

Na Lagão, temos orgulho de dizer que antes de instrutores, somos mergulhadores ativos! Isso significa que tudo o que ensinamos está baseado não só nos cursos que fizemos, mas principalmente em experiências de mergulho reais que fazemos periodicamente. Conheça nossa trajetória como mergulhadores e descubra porque podemos te proporcionar a melhor e mais segura experiência de mergulho.

Os mergulhadores Guilherme Aguiar e Lúcio Bravin jamais poderiam imaginar que sua iniciativa de criação de um espaço de recarga de cilindro para uso próprio atrairia tantos interessados e seria o início de um novo projeto de vida. E foi assim mesmo que tudo começou.

A iniciativa de montar a estação de recarga surgiu da necessidade dos mergulhadores de ter um controle mais preciso quanto à qualidade do gás e dos equipamentos de recarga, em função da complexidade dos mergulhos que costumavam fazer. A estação ficou pronta em junho de 2014 e não demorou muito para que a confiança no crivo dos idealizadores e a qualidade do gás atraísse outros mergulhadores do DF para fazerem suas recargas ali.

E o que era pra ser um espaço de recarga particular acabou virando uma verdadeira “Gas Station”, ou “Recarga do Lagão”, como apelidou um amigo pessoal dos mergulhadores (Renato Oliveira), pelo motivo da primeira estação ter sido instalada em uma propriedade à beira do Lago Paranoá.

As surpresas não pararam por aí, pois em pouco tempo, os idealizadores começaram a ser procurados para ministrar cursos. Novamente sem pretensões, toparam o desafio de compartilhar sua experiência no mundo do mergulho e desde então, não pararam mais. E a simples estação de recarga de cilindro virou escola de mergulho e ganhou um nome, que não poderia ser outro senão Lagão Gas Station!

EQUIPE

Guilherme Aguiar

Instrutor SDI/TDI/IANTD/DAN

Meu primeiro contato com o mundo do mergulho foi aos 16 anos, durante um projeto de ecologia da escola. Na ocasião, viajamos para Angra dos Reis-RJ e tive a oportunidade de fazer um “mergulho de batismo” e conhecer um pouco daquilo que se tornaria a minha maior paixão. Um fato engraçado é que nessa viagem estava presente aquele que se tornaria meu grande irmão e sócio na Lagão, Lucio Bravin. Na época, ele era meu professor do ensino médio e ministrou um curso básico de mergulho para alguns amigos. Dá pra acreditar?! Uma verdadeira ironia do destino.

Após o “batismo”, retornei para Brasília decidido a entrar de cabeça nesse mundo. Já em 2001 fiz meu primeiro curso de mergulho (básico) e daí em diante não parei mais. Em seguida, iniciei a trajetória dos mergulhos recreativos, sob a instrução do amigo Anderson Maciel, que muito me ensinou! Compartilhamos diversos mergulhos sensacionais em viagens memoráveis para Mara Rosa-GO, Recife-PE, Maceió-AL! A parceria foi tão grande que começamos a fazer outros cursos juntos e o Anderson se tornou meu primeiro dupla no mergulho técnico e em cavernas.

Tive a honra de iniciar minha trajetória de mergulhos técnicos sob a tutela de outro grande amigo, Eduardo Macedo. Ele me acompanhou desde os primeiros níveis do mergulho descompressivo, passando pelo mergulho com rebreather e indo até o mergulho em cavernas, tanto em circuito aberto quanto em circuito fechado. Foram muitos anos de instrução, aprendizado e experiências trocadas, até o momento em que resolvi me tornar instrutor. Já como mergulhador técnico habilitado em rebreather e cavernas, tive a brilhante oportunidade de conhecer pessoalmente um dos maiores nomes desse tipo de mergulho no Brasil: José Mario Ventura. Com ele realizei os cursos mais avançados no mundo do rebreather e de cavernas (CCR TMX e Cave Survey). Também realizei cursos de rebreather e DPV na Flórida-USA, com o renomado explorador e dono da CAVE COUNTRY DIVE SHOP, Jonathan Bernot.

Ao longo de todos esses anos experimentando o mundo subaquático, tive a oportunidade de mergulhar em vários lugares do Brasil e do globo. Conheci os EUA pela ótica do mergulho, explorando algumas das cavernas mais lindas e desafiadoras que já visitei. Conheci o Peru, com o amigo Marcello Roza, em busca de mergulhar com os Lobos Marinhos nas Islas Palomino. Visitei a península de Yucatán no México e pude explorar suas cavernas e desfrutar do maravilhoso mar de Playa del Carmen e Cozumel. Por toda essa história que construí, tenho muito orgulho de dizer que aqueles que um dia foram apenas meus instrutores hoje são, além disso, meus duplas em explorações e em mergulhos extremos. Continuamos juntos aprendendo uns com os outros, buscando novos desafios, como em nosso projeto atual, o H2ep – Hells Hole Exploration Project. Atualmente, tocando a Lagão com o sempre meu instrutor Lucio Bravin, posso afirmar com certeza que acumulamos experiência e know-how para dizer que temos a melhor estrutura de mergulho técnico de nossa região. Mais do que isso, podemos dizer que ensinamos o que praticamos, o que vivemos!
e

Lucio Bravin

Instrutor SDI/TDI/IANTD/PADI

Fiz meu primeiro curso de mergulho aos 18 anos, quando iniciei a faculdade de Biologia. Na época morava em Brasília, mas cursei uma matéria chamada “Ecologia de Campo” que me proporcionou a oportunidade de realizar duas viagens para Angra dos Reis-RJ, com o intuito de concluir um projeto sobre recifes de coral. Já na primeira saída científica para o mar, me apaixonei pelas águas e nunca mais as deixei. Após fazer o curso básico em Guarapari, sob a tutela do amigo Jorge Lemos, iniciei uma série intensa de mergulhos, que realizava quase sempre nos meses de julho, dezembro e janeiro no Espírito Santo, quando visitava meu pai em férias.

Alguns anos depois, tive a oportunidade de me tornar Instrutor PADI através de um IDC (Instructor Development Course) realizado em Brasília, comandado pelo grande Gabriel Ganme. A partir dessa formação, passei a frequentar Guarapari com mais frequência e a atuar como instrutor, auxiliando o grande amigo e instrutor de mergulho Ivan, na Acquasub. Os anos se passaram e me trouxeram novas experiência. Aprofundei meus conhecimentos no mundo do mergulho e me apaixonei pelo mergulho técnico. Foi quando decidi me tornar instrutor de mergulho técnico, primeiramente pela DSAT e posteriormente pela TDI.

O mergulho em caverna entrou na minha vida pelas mãos do amigo Eduardo Teixeira de Macedo. Iniciei a experiência pela Mina da Passagem, em Mariana – MG e concluí o aprendizado nas cavernas da Flórida – EUA, sob a tutoria do grande amigo Luis Pedro, vulgo Luisão. Já a minha primeira experiência com o rebreather veio pelas mãos de um outro grande amigo e competente profissional, José Mário Ventura, que de mentor se tornou meu grande parceiro em mergulhos na Flórida e nas expedições do Buraco do Inferno. Em seguida, fiz o curso de instrutor de rebreather na Flórida com outro grande mito, Lamar Hires, dono da DIVE RITE e ativo mergulhador norte americano.

Ao longo de todos esses anos, tive a oportunidade de mergulhar em cavernas fantásticas da Flórida e da península de Yucatan no México. Também pude explorar naufrágios incríveis localizados em Keys, na Flórida, e em Bonaire, nas Antilhas Holandesas. Tive o privilégio de ter a melhor formação que alguém poderia ter, com alguns dos grandes expoentes do mundo do mergulho. Hoje, em parceria com Guilherme Aguiar, um grande irmão que a vida me deu, tenho a oportunidade de compartilhar essas experiências na Lagão Gas Station. Se faria algo diferente? Certo que não.

e

CERTIFICAÇÕES

Além de ter praticamente todas as modalidades de curso recreativo e técnico para escolher, quem escolhe a Lagão sai certificado pelas maiores credenciadoras de mergulho do mundo.

LAGÃO SCUBA LOCKER

Seus brinquedinhos estão ocupando a casa toda e incomodando muita gente? Seus problemas acabaram! Na nossa loja tem um espaço reservado para você guardar seus equipamentos, fazer toda a manutenção pós-mergulho e conservá-los como deve ser. E o melhor de tudo é poder fazer isso entre amigos, trocando experiências e sem incomodar a mais ninguém. Entre em contato com a gente. Venha conhecer nosso espaço e saiba quais são as condições para a locação do seu Scuba Locker!

Cursos recreativos e técnicos para todos os gostos, certificados pelas melhores credenciadoras de mergulho do mundo.

Também existe vida social debaixo d’água! Compartilhe com seus amigos momentos incríveis em paisagens inesquecíveis.

Acompanhe notícias relevantes sobre mergulho e o melhor de tudo: as histórias de nossas expedições ao redor do mundo!

Cursos recreativos e técnicos para todos os gostos, certificados pelas melhores credenciadoras de mergulho do mundo.

Também existe vida social debaixo d’água! Compartilhe com seus amigos momentos incríveis em paisagens inesquecíveis.

Acompanhe notícias relevantes sobre mergulho e o melhor de tudo: as histórias de nossas expedições ao redor do mundo!

Interessado em um dos nossos cursos ou expedições?

Deixe sua mensagem e responderemos o mais breve possível!

CURSOS

61 999496318 (whatsapp) | [email protected]
Rua 14 Norte – Águas Claras, Brasília – DF